terça-feira, julho 14, 2009
Este fim-de-semana, repesquei o argumento de banda desenhada que estou a escrever.
A ideia inicial surgiu durante um dos módulos da workshop realizada na Kingpin Books, e que tenho vindo a desenvolver com o Filipe Duarte no mesmo âmbito.
O rascunho inicial foi alvo de pertinentes críticas (que sova que apanhou) e apontei algumas ideias para aplicar quando o reescrevesse. Por questões de falta de tempo, ficou 15 dias fechado na gaveta, achei que era altura de o colocar em processo de elaboração.
A forma que usei para dar um novo ar à ideia inicial recorri ao desenhador, com o qual discuti grande parte do que se passa naquele argumento. Ele ajudou-me através de perguntas, esboços de layouts e de personagens. Não sou a favor de argumentos rígidos que assumem que quem desenha apenas executa, acho que deve ser um trabalho dinâmico de trocas de ideias (sim, porque também me pronuncio sobre a arte durante a execução do trabalho).
Vim para casa com muito trabalho em mãos, ligações para fazer, reescrever diálogos e preparar-me para ter uma segunda versão mesmo em breve. Digo já que é um processo muito interessante e que me faz cada vez mais gostar de banda desenhada (e de escrever).
Para terminar este post, quero deixar uma citação do Warren Ellis com a qual concordo cada vez mais.
"I'm still learning, all the time. The thing I tell people is that you don't learn how to write comics by reading comics. You learn how to write by reading books. You learn how to write comics by *dissecting* comics. You need to cut into the page and discover exactly what tools the creators employed to attain an effect."Etiquetas: escrita
2 Comentários:
Fiquei curioso.
Se quiseres uma leitura e uma opinião
é só dizeres.
Fernando
(o amigo do mário que deu uma aula)
Muito obrigado, mostro sim. :) E espero que em breve tenha muito para mostrar.
<< Início
Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por
Kevin Potts.