free tracking

conspiradores

. Raquel

. Jorge Amorim

. Nuno Miguel Lopes

. Luís F. Alves

estamos aqui

e-mail

. Say NI

artigos recentes

. Understanding Comics - The Invisible Art

. Fiquei curioso: o que vai acontecer ao Ultimate Sp...

. Jeff Smith e o seu Little Mouse

. As minhas leituras - Final.

. Ultimate Spider-Man #130

. As minhas leituras- 14/01/09 e 21/01/09

. World Of Warcraft #15

. Dark Avengers #1

. Wishlist da Semana

. As minhas leituras- 07/01/08

links de comics

. Comic Book Resources

. DC Comics

. Image comics

. Kingpin of Comics (Site)

. Kingpin of Comics (Blog)

. Leituras de Bd e não só

. Marvel Comics

. Newsarama.com

. Silver Bullet Comics

. World of Manga and comics

. Luca BD

outros links

. Corusca

. Multitudo Design

. O Armário das Calças

. Sonhos Urbanos

RSS
Powered by Blogger
quarta-feira, março 04, 2009
Jorge (J.):E.....................ESTAMOS NO AR!!! Mais uma edição em directo do Outro Lado dos Comics.

Luís (L.): Boas tardes, senhores ouvintes... Perdão, leitores. Vamos fazer isto por IM, é? Ideia interessante... Qual é o tema?

J.: A nossa produção de comics. Estamos a frequentar uma workshop de banda desenhada (BD) na Kinpin Books, a contactar com outros criadores e se calhar já temos algumas ideias para partilhar sobre o processo criativo

L.: Pessoalmente, eu não tenho! O workshop tem sido muito produtivo, pelo que me diz respeito mas por enquanto, ainda não alterou especialmente o meu processo criativo. O que tem produzido, no entanto, é forçar-me a olhar de maneira diferente para o processo criativo de BD. O processo em si é mais ou menos como eu o fazia (das poucas vezes que fiz), mas agora penso de maneira diferente, penso noutros aspectos da BD em si. Acho que entendo melhor como manipular as imagens para criar os efeitos que quero, por exemplo. Tenho uma melhor concepção de página, muito à força de exercícios que levaram ao limite as minhas capacidades artísticas. É nesses aspectos que o workshop tem sido valioso mas ainda não mudou muito a maneira como crio histórias. E claro, o contacto com os outros tem sido excelente.


J.:Eu gosto muito das conversas entre apreciadores de BD. A forma de montar as histórias mudou, pelo menos na minha cabeça (e papel, depois dizem-me). Começo a gostar da ideia de planificar páginas, estudar os balões de texto, utilizar os planos para reforçar a ideia que estou a narrar e também estou a olhar para cada comic de uma forma diferente. Além das Workshops, ler o “Understanding Comics” foi uma óptima experiência e actualmente ando a estudar Eisner.

L.: Eu estou a ler o “Understanding Comics” no momento, e concordo, o livro é excelente, e acima de tudo, útil. Imagino-me a tê-lo à mão na minha secretária por muitos anos, como referência pronta... Ou teria, se o livro não fosse teu. mas pronto.

J.: HEHE... Houve um pormenor importante antes eu escrevia uma história para contar por imagens, agora escrevo BD.

L.: Pois, é uma diferença subtil, mas importante. Concordo, isso também se alterou um bocadinho em mim. Antigamente, eu era mais de pensar "agora vou fazer uma BD", e depois inventava qualquer coisa para encaixar no formato. E sinto que no momento, prefiro ter primeiro uma ideia para uma história, e depois pensar bem se tem os elementos certos para ser uma BD. e se não tiver, fá-la-ei noutro meio qualquer, felizmente não me faltam opções. Tenho uma melhor consciência do que posso ou não fazer em BD, parece-me. Do que posso EU fazer em BD, atenção. Outros autores saberão fazer mais, e terão mais capacidade para experimentar. Eu estou no início, e considero que nesta fase, sendo importante saber os meus limites, ainda tenho que aprender a mover-me em pleno dentro deles, antes de os tentar ultrapassar.

J.: Eu ando a explorar algumas coisas. Sim, mesmo a desenhar. Não sou de intrigas mas a culpa é do Mário (da Kingpin Books)

L.: Por falar nele, mando-lhe aqui um abraço. Não imagino se ele tem experiencia prévia ou não como formador, mas está a fazer um trabalho excelente. O homem sabe o que faz, e do que fala.

J.: GRAXISTA (mas sim é verdade!) :)Já agora vou informar os leitores que o Luís tem melhorado o seu comportamento durante as aulas

L.: Ainda nem os tinhas informado de que eu me andava a portar mal, mas ok. Ofacto é que as minhas constantes questões e tangentes sobre BD e a respectiva escrita estavam a fazer mal à aula. Felizmente, ou não, o Mário descobriu que a maneira de me calar é mandar-me desenhar. Coisa que eu odeio tanto, que em vez de conversar sobre o assunto, fico a resmungar em voz baixa. o que dispersa menos os outros.

J: Boa técnica, vais passar a desenhar para o outro lado dos comics

L.: O caraças!

J.: Fica a nota que ando com vontade de fazer um webcomic semanal, talvez no final de 2009.

L.: Adorava ver isso, por acaso.

J.: Depois de abandonar o projecto “Palavras Contadas”, em Julho, vou começar a organizar esse webcomic.

L.: Vais usar os cinzentos?

J.: Não, vai ser tudo já pensado para ser publicado na internet. “Os cinzentos é uma BD que projectei para papel.

L.: Vês? Isto é o inconveniente de fazer isto via IM. Um gajo esquece-se de que está a falar para uma coluna, e ás vezes passa a conversa normal. Enfim.... Qualquer dos casos, fica aqui a tua promessa aos nossos leitores. Agora não podes fugir disso.

J.: vou cumprir :) (se continuar vivo)

L.: Blackest Night.

J.: LoL

L.: Opps, desculpa, por um momento pensei que era o Dan Didio.

J.: Avisamos já, para nos comprometermos, que temos duas entrevistas pendentes vindas do nosso workshop: o Mário e o Filipe. Fiquem atentos!!!!!!! E por mim ficávamos por aqui

L.: Por mim também. Como raio é que nunca nos tínhamos lembrado de fazer isto assim?

J.: Xau pessoal! Leiam muitos comics!

(o desenho que o Luís fez demonstra mais um gajo claramente a imitar o Jim Lee)

Etiquetas:

saí­do da mente de Jorge às 9:51 da manhã
link do post | | voltar ao topo
1 Comentários:
VIL MENTIRA!
Eu sou fã é do LIEFELD!

Saí­do da mente de Blogger Luís F. Alves, às 11:48 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Iní­cio



Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por Kevin Potts.