free tracking

conspiradores

. Raquel

. Jorge Amorim

. Nuno Miguel Lopes

. Luís F. Alves

estamos aqui

e-mail

. Say NI

artigos recentes

. Notas curtas de BD 07-11-2009

. Enrique Alcatena

. El Eternauta - Edición Especial 50 Aniversario

. Uma Terra Alternativa Onde Super-Heróis Existiam

. Lançamento de TX COMICS

. Lançamento de 'Mucha'

. Site da Fórmula da Felicidade

. Astérix de Ouro

. Webcomics de Karl Kerschl, Cameron Stewart e Ramón...

. Rose, Jeff Smith e Charles Vess

links de comics

. Comic Book Resources

. DC Comics

. Image comics

. Kingpin of Comics (Site)

. Kingpin of Comics (Blog)

. Leituras de Bd e não só

. Marvel Comics

. Newsarama.com

. Silver Bullet Comics

. World of Manga and comics

. Luca BD

outros links

. Corusca

. Multitudo Design

. O Armário das Calças

. Sonhos Urbanos

RSS
Powered by Blogger
segunda-feira, novembro 09, 2009






Não é novidade que a Bélgica é um país de grande importância quando se fala de banda desenhada. Desde autores como Hergé e E.P. Jacobs, até Morris ou François Schuiten, assim como inúmeras personagens célebres, o contributo belga é de tal forma significativo que até serviu para cunhar a expressão banda desenhada* franco-belga.

Mas para além dos autores e histórias, a Bélgica decidiu "emoldurar" ainda mais a sua ligação à banda-desenhada, fazendo da sua capital uma cidade intrinsecamente acolhedora da chamada 9ªArte: para além do museu dedicado à banda desenhada, Bruxelas apresenta também vários murais espalhados pela cidade com célebres personagens de bd (maioritariamente franco-belgas, é verdade). Têm até um passeio turístico que percorre a rota dos murais! A maioria dos murais foi concebida de modo a que as personagens pareçam estar a interagir com/no edifício em que estão, produzindo o efeito trompe l'oeil (ilusão de óptica) - em alguns, parece mesmo que as personagens estão realmente a subir escadas dos prédios onde foram pintadas, a entrar por portas ou janelas, ou a ser vítimas da queda de um objecto (como podem ver pelas imagens em cima).

Goste-se ou não do género de bd franco-belga, há que dizer que é admirável a dedicação à 9ªArte daquela que é, não apenas uma das principais capitais europeias, mas também a cidade sede da União Europeia!

Deixo em baixo o link do site da cidade de Bruxelas, onde poderão encontrar a lista dos autores e personagens patentes em cada mural (na coluna que diz Character, carregando no nome das personagens, pode ver-se a foto do mural), o nome da rua na qual está cada um e o mapa com a rota dos murais (no fim da lista de autores e personagens, há um link que diz Pictures of the Comic Book Route que permite ver, a partir das fotos dos murais, a ordem de passagem por cada um deles).

http://www.brussels.be/artdet.cfm/5316



*Estou aqui a usar banda desenhada como a expressão da língua portuguesa para designar a arte sequencial de contar histórias através de desenhos, balões e caixas de texto no seu geral, abstendo-me de qualquer oposição bande-dessiné vs. comics.
saí­do da mente de Nuno Miguel Lopes às 7:36 da tarde
link do post | | voltar ao topo
4 Comentários:
Quando lá estive tentei seguir a rota, mas não deu! Está bem dispersa. Ainda vi alguns dos que fotografaste.

Saí­do da mente de Blogger refemdabd, às 10:08 da tarde

 
Não os fotografei, refemdabd. São imagens disponíveis no site da cidade de Bruxelas. Um amigo falou-me disto e eu fui em busca de informação. Infelizmente, nunca estive em Bruxelas. Sempre tive curiosidade de visitar a cidade e agora tenho mais uma razão.

Saí­do da mente de Blogger Nuno Miguel Lopes, às 11:13 da tarde

 
Aconselho-te a utilizar o metro da cidade.Basicamente é uma especie de electrico debaixo do chão em que as pessoas atravessam a via a pé. E aproveita para provar um dos pratos nacionais:mexilhão com batatas fritas. Uma delicia!

:)
Gio

Saí­do da mente de Blogger Gio, às 12:03 da tarde

 
Gio, obrigado pela sugestão do metro. E esse prato nacional deixou-me com água na boca (não fosse eu um grande aprecidaor de marisco)! :)

Saí­do da mente de Blogger Nuno Miguel Lopes, às 12:32 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Iní­cio



Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por Kevin Potts.