domingo, agosto 13, 2006
Desta vez não trago um post com links para algo que achei ter interesse, nem uma crítica ao Superman Returns (o que me lembra que se calhar era boa ideia escrever uma), mas sim um desabafo.
Já devem ter reparado que nos últimos anos e cada vez mais, há banda desenhada ocidental com traços que normalmente se encontram em manga e afins. Ora bem... o desabafo que quero fazer é sobre isso. Já repararam na tonelada de porcaria que agora se encontra em termos de arte apenas porque os artistas resolveram não desenvolver um estilo próprio e se limitaram a imitar (mal e porcamente, na maioria das vezes) o estilo da banda desenhada asiática mais comercial?
Atenção, não estou a dizer com isto que não deve haver influência disto ou daquilo na arte de desenhadores - aliás, seria practicamente impossível algum artista ter 0% influência de outras coisas. O que estou a dizer é que noto cada vez mais quando folheio BD americana ou europeia numa loja, reparo na ausência completa e total de estilo de desenho próprio em muitos títulos. Parece que na demanda de aumentar vendas e de ter um estilo apelativo, se perdeu toda a originalidade.
Já agora, devo dizer que se me perguntarem títulos específicos de BD com este severo problema, não vos poderei responder, já que a qualidade da coisa é tão... mastigada e igual a tudo o resto, que não faço a menor ideia. Não há identidade própria na arte e por isso mesmo o meu cérebro resolve passar os nomes dos 'artistas' para a minha trash bin mental dois segundos após ter largado a BD em questão.
1 Comentários:
A falta de expressividade é outra das falhas... mas para ela existir teria de haver uma história e não o senseless killing/fighting que parece ser o centro da maioria desses comics.
<< Início
Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por
Kevin Potts.