domingo, fevereiro 22, 2009
Para todos os que gostam verdadeiramente de Bd, sejam leitores e/ou criadores, esta é a minha recomendação, "Understanding Comics - The Invisible Art". Scott McCloud apresenta em bd uma análise detalhada desta Arte.
"It's sort of a comic book about comics! It's nore an examination of the Art-Form of comics, ..."
segunda-feira, fevereiro 09, 2009
Reparem quem é que assina o artigo "Fallen Hero"!
quarta-feira, fevereiro 04, 2009
É algo que aguardo, apesar de ser considerado um livro para crianças. Temos oportunidade de conhecer mais uma personagem que Jeff Smith criou quando era miúdo (tal como o Bone, que vos vou falar um dia destes).
Deixo aqui algumas imagens:
Eu gosto muito desta arte.
Vou ficar atento a este lançamento.
domingo, fevereiro 01, 2009
Bom, como podem já ter visto pelo título, esta é a última das minhas colunas semanais de mini-críticas. Já andamos há uns tempos a prometer mudanças aqui no blog, e esta é uma delas.
Aliás, já da última vez eu prometi que não ia voltar a deixar passar mais nenhuma semana. Porque sabia que esta seria a última coluna.
Ninguém me pode acusar de não saber em que cavalo estou a apostar.
Relativamente à razão, é simples. Chegou a altura. Só isso. Pessoalmente, fazer estas coisas com calendários certos, e ter que forçar a minha opinião de um comic a formatar-se em palavras, acaba por diminuir o meu prazer de ler os comics. Quero voltar a lê-los por prazer, e pronunciar-me quando tenho realmente algo a dizer, em vez de me forçar a dizer algo quando não me apetece.
Além disso, já lá vai um ano desde que o "As Minhas Leituras" começou. Um ano é o tempo suficiente para estas coisas, a meu ver. Como tal, pára-se aqui. E chega.
Não vou sair deste site, longe disso. Espero contribuir ocasionalmente com... coisas (sejam elas quais forem), e regularmente com o Blá Blá Blá (quando regressar, coisa que esperamos estar para breve). E nunca se sabe, um dia destes pode apetecer-me fazer aqui outra coisa qualquer mais regular. Não tenho nenhuma ideia no momento, mas o Jorge deixou-me as portas abertas para isso, e faço tenções de entrar por elas adentro quando necessário.
Tudo isto para dizer que, pronto, é um até já, não um adeus, e que espero que estas mini-criticas semanais vos tenham sido, se não úteis, pelo menos agradáveis.
E posto isto, vamos às desta semana!
FACES OF EVIL KOBRA #1 - Fraquito. Não há muito mais a dizer sobre isto, honestamente.
FINAL CRISIS #7 (de 7) - Admiro: na primeira leitura, houve aqui coisas que me escaparam. E não fiz a segunda, quero guardar essa para quando tiver uma edição com a série toda completa, incluindo as histórias acessórias. Como tal, não estou à vontade para fazer avaliações de qualidade. No entanto, afirmo sem reservas que ADOREI.
FINAL CRISIS REVELATIONS #5 (de 5) - Ora portanto: Dois protagonistas interessantes subaproveitados. Um vilão desperdiçado. Uma personagem nova completamente desinteressante. Uma história que se resumiu a nada. Ou seja, desperdício do meu tempo, por um escritor de quem costumo gostar bastante.
JUSTICE SOCIETY OF AMERICA #23 - Bem escrito, e interessante, até pelas mexidas que parecem estar a acontecer à equipa, mas sinceramente, estou um bocado farto do Black Adam.
TEEN TITANS #67 - Não podia estar-me mais borrifando para o Baron Blood, e como tal, estou-me borrifando para esta história. Acho que, mais uma vez, estou prestes a desistir desta série.
WONDER WOMAN #28 - Há aqui momentos interessantes, nomeadamente a chegada das Wonders todas para a batalha, e o plano de Zeus. Mas não consigo tirar da cabeça o facto de que os deuses do Olimpo, por alguma razão, AGORA VESTEM UNIFORMES DE LICRA!
AMAZING SPIDER-MAN EXTRA #2 - Não percebo muito bem porque as duas histórias aqui presentes não fazem parte do Amazing normal, porque são as duas excelentes, e encaixavam lá bem entre histórias. Gostei especialmente da história com o Wolverine, é um lado do personagem que não vemos muitas vezes. Muito bom.
INCREDIBLE HERCULES #125 - Finalmente, esta história acabou. Não foi exactamente má, teve os seus bons momentos, especialmente no inicio. Mas foi longa demais, e não foi particularmente interessante. Espero que a próxima seja melhor.
MARVELS EYE OF CAMERA #3 (de 6) - Não sendo má, esta série está a desiludir-me um pouco. Não que eu esperasse o mesmo nível da primeira série, mas há aqui potencial que me parece algo desperdiçado. Ainda assim, é uma leitura agradável.
ULTIMATE SPIDER-MAN #130 - Este número resume-se a uma colecção de momentos passados entre as páginas do Ultimatum, o que em si mesmo não é mau, até porque, como é costume nesta série, os momentos brilham em si mesmo. Não vejo aqui é uma história propriamente dita.
X-FORCE #11 - Ena, um vilão novo. E com uma história interessante, ainda por cima! Infelizmente, parece que ele foi criado para continuar a tendência ridicula desta série de ressuscitar inimigos antigos. O que é pena, porque me parece que ele tem mais potencial que isso. Ainda assim, bom comic.
A SURPRESA DA SEMANA é o AMAZING SPIDER-MAN EXTRA #2, que para ser sincero, esteve à beira de ser escolhido como Melhor da Semana. Não foi, mas noutra semana teria sido, provavelmente. O primeiro Extra pouco mais era que uma compilação de trailers para histórias futuras, algumas das quais ainda nem vimos. Este, no entanto, não só é feito de histórias de mérito próprio, como as ditas histórias são olhares muito interessantes sobre os respectivos protagonistas. Mais que aprovado, recomendado!
Quanto ao MELHOR DA SEMANA... Só podia ser um, não é? Ainda por cima, é uma série que me acompanha nesta coluna quase desde o início, ou pelo menos assim parece. É apropriado que terminem os dois na mesma semana. E sim, estou a falar do FINAL CRISIS, que fecha com chave de ouro, com um capítulo a transbordar de ideias e conceitos tão loucos quanto fascinantes. "Sense of wonder", sim senhor!
E pronto. Mais uma vez, obrigado por me terem dado alguma da vossa atenção ao longo deste ano. Um grande abraço a todos.
Até breve...
Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por
Kevin Potts.