quarta-feira, setembro 16, 2009
Este comic deixa-me tão baralhado, que me coloca na posição de ter que recomendar a experiência de o ler sem saber se gosto do comic em si.
Passo a explicar: Para quem não sabe, "Do Androids Dream Of Electric Sheep" é um livro de Philip K. Dick, autor de quem gosto imenso, apesar de ainda não ter lido este livro em particular.
Sou fã, no entanto, do filme a que deu origem, o "Blade Runner". Eu e muita gente. Só que como quase todas as adaptações das obras de Dick, o filme acaba por ter pouco a ver com a história original.
Por isso, de certa forma entendo o porquê de fazer uma adaptação para comics. As histórias deste autor raramente têm hipótese de brilhar noutros meios que não os livros originais, por isso é natural que alguém decidisse fazer um comic de alguma delas, e sendo esta uma das mais famosas e populares, foi uma escolha natural. Até aqui, tudo bem.
Só que isto não é uma adaptação.
Não no sentido literal do termo. O que se passa nesta série (de 24 números, aproveito para dizer) é que o texto é transposto para comic NA ÍNTEGRA! Todos as cenas, todos os diálogos, e mais bizarro de tudo, todas as descrições, estão lá. Palavra por palavra.
O que o artista faz, portanto, é desenhar e dar ritmo visual ao que o autor descreve...enquanto nós lemos a descrição em si!
O efeito é incrivelmente desconcertante. Por um lado, lembra-me aqueles comics antigos do Stan Lee e afins (já para não falar de coisas mais antigas ainda) em que toda a gente dizia nos diálogos aquilo que estava a fazer. Mas por outro, o ritmo é completamente diferente, e a história muito mais densa e rica.
Confesso que no inicio me foi complicado entrar nisto. Agora que já vou no terceiro número (não se pode falar exactamente em capítulo, porque estou convencido que as divisões não correspondem às do livro), vejo-me irresistivelmente atraído, quase hipnotizado. É viciante por ser desconcertante.
Portanto, a história é excelente e recomenda-se. A arte não é extraordinária, mas é boa. A junção das duas é que é bizarra, daí eu não ter a certeza se gosto ou não do comic como um todo.
Mas suspeito que um dia destes, vou decidir que gosto.
5 Comentários:
Adorei Blade Runner, por isso sem dúvida que tenho curiosidade em dar uma olhadela a esta bd (tendo em conta obviamente que a obra de K. Dick será significativamente diferente do filme).
Fiquei intrigado. Será que vão sair em TPB ou HC?
Já estão encomendados dois dos volumes em hardcover :)
Obrigado pela dica.
refemdabd: De nada, sempre às ordens (e desculpa só ter visto comentário agora). Folgo em ver que não sou o único viciado em hardcovers. :D
Nuno: é MUITO diferente, logo desde o início. Mas é interessante ver que elementos do texto do Dick deram origem a elementos do filme.
Óptimo*, Luís, assim dá para ver as devidas diferenças e até que ponto foram os argumentistas do filme inovadores (ou não). :)
*Sim, é verdade, não aderi ao acordo ortográfico.
<< Início
Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por
Kevin Potts.