terça-feira, março 07, 2006
"A vossa verdadeira competição é com vocês mesmos, com os vossos medos, com a vossa insegurança, a vossa determinação para aprender o que deve ser aprendido; a vossa vontade de colocar o rabo na cadeira, os dedos no teclado e "fazê-lo em vez de falar dele". Muitos escritores iniciantes deixam as suas histórias por acabar e um trabalho incompleto não pode ser alvo de avaliação. Escreve. Termina. Escreve a coisa seguinte. Aperfeiçoa, repete. Aprende o que puderes. Escreve tudo o que puderes. Porque quanto mais escreveres, melhor vais escrever. Não é diferente de exercitar um músculo. Exercita-o e ficará mais forte".J. Michael Straczynski
Comentário deste blogger: Independentemente dos trabalhos que este autor tem realizado, o que ele colocou neste texto faz algum sentido. Para escrever é preciso a criação de uma atitude interior e de desevolver algumas técnicas. Depois de termos criado trabalhos de qualidade é que nos devemos ocupar da comercialização do trabalho.
Nota: A tradução/adaptação foi feita antes de sair de casa de manhã, os interessados devem ler o original (que é bem maior, visto só ter colocado um excerto).
Texto completo em: http://www.newsarama.com/Straczynski/Wordsx3_1.html
2 Comentários:
Por acaso, o homem sabe do que fala. Tenho o livro que ele escreveu sobre escrita de guiões, e é uma pérola.
E antes de nos deixarmos influenciar pela produção dele hoje em dia, nomeadamente pelas histórias do Spider-Man (que realmente não são grande coisa), não nos podemos esquecer que ele também criou o Babylon 5 (em TV) e o Midnight Nation (em comics), só para citar os meus favoritos.
Confesso que não sabia que ele escreveu um livro sobre escrita de guiões e que também nunca vi o Babylon 5, nem li o Midnight Nation. Conheço o trabalho dele no Spider-Man, no Rising Stars, no Fantastic Four e no Supreme Power. :) Vou pegar nas tuas palavras e colocar o Midnight Nation na lista para ler em breve.
<< Início
Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por
Kevin Potts.