quinta-feira, outubro 29, 2009
Uma das coisas positivas do festival de banda-desenhada da Amadora (agora, Amadora BD) é a possibilidade de sempre se encontrar obras que habitualmente não figuram nas bancas das livrarias em Portugal. Adquiri um desses achados no passado sábado: uma edição comemorativa dos 50 anos de El Eternauta, com a versão integral de Héctor Oesterheld e Francisco Solano López, pela editora Norma Editorial. Apesar da homenagem a Oesterheld (que contará com a presença dos seus netos), confesso que não esperava encontrar esta edição de El Eternauta - até porque, recentemente, o destaque tem ido para a publicação de La Vida de El Che, que se pode encontrar no certame nas línguas portuguesa (do Brasil), francesa e espanhola. El Eternauta narra a história de um grupo de amigos que, uma noite, se encontra a jogar às cartas na casa de um deles, em Buenos Aires. Subitamente, começa a cair uma espécie de neve que mata todas as pessoas cuja pele é tocada pelos flocos que caem do céu. Perante a incerteza sobre o que está a acontecer, os amigos irão traçar um plano de sobrevivência, sempre com um pensamento presente nas suas mentes: havendo mais sobreviventes, estes poderão ser inimigos, uma vez que não existindo já ordem social ou autoridade, aplica-se a lei da selva - matar ou ser morto!Lidas as primeiras 81 páginas (de um total de 366), posso dizer que a narrativa é empolgante e bem estruturada. Oesterheld parece apostar mais nos dramas e dilemas das personagens, do que em acção frenética - o que só beneficia a obra, uma vez que se torna fácil ao leitor identificar-se com as personagens e com a acção. A arte de Solano López é sóbria e bem delineada, fazendo um bom uso do alto contraste. Veremos como será o resto deste clássico da ficção científica argentina.De referir ainda que a edição da Norma Editorial é a preto e branco no interior, com capa dura colorida. Apesar da edição estar em língua espanhola (na variedade argentina), facilmente um falante de português conseguirá ler a história e acompanhar os eventos. Termino com uma citação da introdução, escrita por Carlos Trillo, que mostra bem a importância de El Eternauta na cultura argentina:Es, incluso, la única historieta que formó parte de La Biblioteca Argentina, Serie Clásicos, la colección de literatura nacional que sacó Clarín en el año 2000, con cifras de venta sorprendentes. Y el único relato gráfico que es comprado por el Ministerio de Educación argentino para que no falte en las escuelas ni en las bibliotecas populares.(in Héctor G. Oesterheld e Francisco Solano López - El Eternauta. Edición Especial 50 Aniversario. Norma Editorial, 2008)
terça-feira, outubro 27, 2009
Podem encontrar algumas fotos de uma realidade alternativa em que os super-heróis, bem como um certo Dark Lord of the Sith, são reais,
aqui.
Etiquetas: comics
segunda-feira, outubro 26, 2009
A
Kingpin Books publicou a primeira edição em papel a nível mundial, de TX COMICS, traduzido para Português por Mário Freitas.
TX COMICS é a designação para o conjunto de ilustradores profissionais, no qual se incluem Cameron Stewart, Karl Kerschl e Ramón Pérez. São precisamente estes criadores que são os responsáveis pelos três webcomics que constituem esta publicação.
Por Cameron Stewart, temos o thriller 'SIN TITULO', sobre sonhos, familia e memórias. Karl Kerschl, responsável pel'O Abominável Charles Christopher', que segue as aventuras de um yeti numa floresta com várias personagens na forma de animais. E por fim, Ramón Pérez, com oseu webcomic Kukuburi, que foca a vida de uma rapariga que faz entregas que vai parar a outro mundo, o qual vai conhecendo aos poucos.
Gostei muito de ouvir por parte destes três desenhadores profissionais, que já trabalharam e trabalham com grandes editoras de comics, como a Marvel e a DC, o que os leva a fazerem estes webcomics. Isto porque são efectivamente um trabalho que acaba por não lhes dar lucro, e que eles fazem pelo gosto de terem liberdade criativa completa sobre as personagens e mundos que criaram.
domingo, outubro 25, 2009
Ontem foi realizado o lançamento do álbum de horror 'Mucha', publicado pela
Kingpin Books, na FIBDA deste ano, com a presença de Mário Freitas, do escritor David Soares, do ilustrador Osvaldo Medina, e de Nuno Duarte.
Valeu a pena assistir este evento de lançamento de um novo álbum de banda de desenhada em Portugal, feito por portugueses. Comprei-o ontem na feira, e ainda não tive oportunidade de o ler, mas promete.
Infelizmente este ano esqueci-me de levar a minha máquina fotográfica portanto as fotos foram tiradas com o iPhone e com pouca luz (para o telefone - nós viamos perfeitamente bem), o que não ajudou à qualidade das mesmas.
sexta-feira, outubro 23, 2009
A Fórmula da Felicidade é uma banda desenhada portuguesa, esta semana surgiu com um site promocional.
Vejam como está com bom aspecto. :)
Os meus parabéns a todos os envolvidos nesta obra.
Etiquetas: kingpin
quarta-feira, outubro 21, 2009
Astérix completou no passado dia 8 cinquenta anos de vida. Para assinalar a efeméride, e tal como já tinha sido anunciado, vai ser lançado um novo livro do gaulês, chamado
O Aniversário de Astérix e Obélix, O Livro de Ouro. A autoria do albúm é apenas de Albert Uderzo, apesar de também constar o nome de René Goscinny (como, de resto, vem sendo hábito desde a morte de Goscinny em 1977). Uderzo afirmou que este albúm não terá propriamente uma história estruturada com princípio, meio e fim.
O albúm terá lançamento mundial amanhã, dia 22, em 19 países simultaneamente (em Portugal, será editado pela ASA). Estima-se que a edição total seja de 3,5 milhões de exemplares.
Karl Kerschl, Cameron Stewart e Ramón Pérez irão este ano marcar presença no FIBDA, a convite da editora Kingpin. Para quem não os conhece, deixo em baixo os links para os seus webcomics gratuitos (respectivamente, The Abominable Charles Christopher, Sin Titulo e Kukuburi).
Tinha falado de Bone no post anterior, a propósito da leitura de Rose, e aproveito para referir que os fãs da saga irão provavelmente gostar de The Abominable Charles Christopher, de Karl Kerschl, devido ao humor e cenário florestal.
http://www.abominable.cc/http://www.sintitulocomic.com/2007/06/17/page-01/http://www.kukuburi.com/Aproveito ainda para dizer que a propósito destes três criadores, a Kingpin irá lançar no FIBDA TX Comics, que reúne tiras dos três webcomics. A tradução para português é da autoria de Mário Freitas.
sexta-feira, outubro 16, 2009
Acabei recentemente de ler
Rose, a prequela do consagrado
Bone.
Rose tem Jeff Smith apenas
na caneta desta vez, ficando
os lápis a cargo de Charles Vess (o mesmo de
Stardust, entre outras obras).
Rose narra a história das irmãs Rose e Briar na juventude, focando-se especialmente nas razões que levaram a que as duas irmãs seguissem caminhos diferentes. É uma interessante história de aventuras, mas para quem leu o épico
Bone, saberá a muito pouco. E não é apenas por
Rose ser uma história bastante mais curta (
Rose tem cerca de 160 páginas; a saga
Bone tem mais de 1300 páginas); falta acima de tudo a fabulosa combinação de humor e aventura que é uma das marcas distintivas de
Bone. Como tal,
Rose não deve ser encarada como mais do que aquilo que realmente é: um apêndice explicativo e contextual à saga
Bone.
quinta-feira, outubro 08, 2009
Não é segredo, para quem por aqui passa, que acho que a
Kingpin Books faz um excelente trabalho no âmbito da Banda Desenhada. Além de disponibilizarem um grande número de obras de diversas nacionalidades, fazem também história na BD Nacional (publicam material original, apoiam publicações inéditas, desenvolvem acções de formação de banda desenhada, etc...).
Hoje olhei para o programa deles no Festival de BD da Amadora e... noto que cada vez estão com uma presença melhor. Vejam o programa completo
aqui.
- Autores Nacionais: David Soares, Mário Freitas, Osvaldo Medina e Nuno Duarte
- Autores Estrangeiros: CB Cebulski, Cameron Stewart, Karl Kerschl e Ramón Pérez.
- Lançamentos: Mucha e TX Comics
- Exposição: webcomics (no espaço da Amadora) e outro mais mainstream (mesmo na Kingpon)
- Master Class com o Cebulski e com possibilidade de outra (surpreendam-me ainda mais pessoal!)
Ok, agora é esperar :)
Etiquetas: fidba, kingpin
domingo, outubro 04, 2009
Hoje acordei com vontade de estudar os processos de fazer banda desenhada. O plano é começar por rever alguns conceitos em três obras:
- Understanding Comics, Scott Mcloud
- Writing for Comics, Alan Moore
- How to Draw Comics - The Marvel Way, John Buscema e Stan Lee
Cada uma delas, faz-me repensar a Banda Desenhada. Desde o início deste ano (mais precisamente desde a Workshop de BD na Kingpin Books), olho para cada página com muito mais atenção (lettering, arte-final, composição da página, estrutura narrativa, entre outros).
Partilho isto para outros interessados e se quiserem recomendar-me uma obra do género agradeço.
sábado, outubro 03, 2009
Aproveitem o fim-de-semana para visitar a
Anipop 2009.
Etiquetas: anipop
quinta-feira, outubro 01, 2009
À semelhança do que aconteceu no ano passado, o FIBDA volta a homenagear o argumentista sul-americano Héctor Oesterheld. E se no ano passado esteve presente a viúva de Oesterheld, Elsa Sanchez, este ano estarão presentes os netos Fernando e Martin. Para os que não conhecem Oesterheld, deixo em baixo uma breve biografia daquele que é considerado um dos melhores argumentistas da história da bd sul-americana.
Héctor Oesterheld nasceu em 1919, em Buenos Aires. Teve formação em geologia (que se afirma ter sido uma preciosa ajuda na composição das suas obras de ficção científica) e trabalhou como jornalista antes de se dedicar a escrever histórias de banda desenhada. Em 1957, fundou com o seu irmão Jorge a Ediciones Frontera, dedicando-se à publicação de várias obras de banda desenhada. A sua obra mais conhecida é provavelmente
El Eternauta (com arte de Francisco Solano López, entre outros), um clássico de ficção científica cujas tiras semanais conheceram grande sucesso na época da sua publicação, no final da década de 1950 e início da década de 1960. Esta obra é de tal modo marcante na cultura argentina, que actualmente se pode encontrar um mural com desenho de Alberto Breccia (artista uruguaio, outro dos nomes históricos da banda desenhada sul-americana) e excerto de diálogo de Oesterheld numa estação de metropolitano de Buenos Aires.
A carreira de Oesterheld inclui outras obras marcantes, como
El Sargento Kirk (uma das colaborações com Hugo Pratt),
Mort Cinder (com arte de Alberto Breccia) e
La Vida del Che (arte de Alberto Breccia e do seu filho Enrique) – esta obra foi publicada em 1968 (um ano após a morte de Che Guevara), tendo o governo argentino ordenado a sua retirada de circulação e destruído os originais.
Na década de 1960, Oesterheld foi forçado a fechar a Ediciones Frontera devido à crise económica que afectou a Argentina.
As obras de Héctor Oesterheld tiveram um relevante impacto político e em 1977, com a subida dos militares ao poder na Argentina, Oesterheld e as suas filhas foram detidos e nunca mais se soube nada deles. O jornalista Alberto Ongaro, em 1979, tentou saber do paradeiro de Oesterheld. A resposta que recebeu foi:
Fizemo-lo desaparecer porque foi o autor da mais bela história escrita até hoje sobre Che Guevara.
(in Alberto Breccia e Héctor Oesterheld – Mort Cinder, Tomo I: Os Olhos de Chumbo. Edições Asa, 2005.)
Tal como tinha anunciado aqui há três dias atrás, a organização do Festival Internacional de Banda-Desenhada da Amadora anunciou ontem a programação e a lista de autores convidados para a 20ª edição do festival, cujo título é O Grande Vigésimo - Pensar a BD.
Deixo-vos o link do site Central Comics, onde podem ver a programação deste ano, assim como os autores anunciados que irão estar presentes.
Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por
Kevin Potts.